Inmet emite alerta de grande perigo para vários estados do Brasil; veja as regiões

Tempestades intensas podem causar transtornos e representar perigos, principalmente quando vêm acompanhadas de ventos fortes e grande volume de chuva em pouco tempo. Nesses casos, os alertas meteorológicos desempenham papel essencial ao orientar a população e minimizar possíveis danos.

Nesta quinta-feira, 19 de fevereiro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuva intensa para áreas de quatro estados das regiões Sudeste e Sul do Brasil. O alerta entrou em vigor às 10h desta quinta e permanece válido até as 10h de sexta-feira, 20 de fevereiro.

A previsão aponta acumulados entre 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos com velocidades que podem variar de 60 a 100 km/h. Segundo o órgão, há risco de interrupções no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e ocorrência de descargas atmosféricas.

Em Minas Gerais, as regiões mais suscetíveis incluem a Zona da Mata, o Oeste e o Sul/Sudoeste do estado. Em São Paulo, o alerta abrange áreas como Campinas, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Ribeirão Preto, Araraquara, Marília, além da Macro Metropolitana Paulista, Vale do Paraíba, Litoral Sul e Região Metropolitana da capital.

No Rio de Janeiro, o aviso vale para o Sul, Norte e Centro Fluminense, incluindo a Região Metropolitana. Já no Paraná, a atenção se concentra na Região Metropolitana de Curitiba, Centro Oriental e Norte Pioneiro.

Diante desse cenário, o Inmet recomenda que, durante rajadas de vento, a população evite buscar abrigo sob árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas publicitárias. Sempre que possível, é aconselhável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia como precaução.

Em caso de emergência ou para obter mais informações, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. Seguir as orientações pode ser fundamental diante das condições climáticas previstas para as próximas horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *