Ciclone pode trazer forte tempestade para vários estados brasileiros nos próximos dias

Um novo ciclone extratropical deve se formar no Sul do Brasil ao longo da próxima sexta-feira (7), seguido pela formação de uma frente fria. O sistema avançará em direção ao Sudeste e Centro-Oeste entre os dias 8 e 9 de novembro.

De acordo com as previsões, o ciclone estará completamente estruturado no fim da noite de sexta-feira (7), entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já na madrugada de sábado (8), o fenômeno se deslocará para o litoral catarinense e, ao longo da manhã e da tarde, seguirá pelo mar em direção à costa de São Paulo e do Rio de Janeiro.

No domingo (9), o sistema estará sobre o oceano, com o centro estimado entre as costas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, ainda exercendo influência sobre o tempo na faixa litorânea do Sudeste. A população deve se manter atenta às mudanças climáticas previstas para o fim de semana.

Impactos esperados no Sul e Sudeste

Segundo os órgãos de meteorologia, o ciclone poderá provocar fortes rajadas de vento nas regiões Sul e Sudeste. Entre os dias 7 e 9 de novembro, a formação de extensas áreas de nuvens do tipo cumulonimbus deve se espalhar também pelo Centro-Oeste.

Essas nuvens são associadas a ventos intensos, que podem ultrapassar os 100 km/h, além de chuva forte, queda de granizo e a possibilidade de tornados, micro e macroexplosões.

Alertas e regiões de risco

A Defesa Civil alerta para os possíveis impactos causados pelos ventos intensos nas áreas litorâneas do Sul e Sudeste. Há risco de danos em estruturas, quiosques, coberturas e embarcações de pequeno e médio porte.

A ventania também deve atingir regiões da Serra do Mar, do Paraná até o sul do Rio de Janeiro, passando por São Paulo. Nessas áreas, há risco de queda de árvores e outros transtornos, exigindo atenção redobrada de motoristas que trafegam pelas estradas da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *