Número de casos de intoxicação por metanol no Brasil sobe para 29; Veja a situação em cada estado
O Ministério da Saúde atualizou, nesta sexta-feira (10/10), o balanço sobre os casos de intoxicação por metanol registrados no país. De acordo com o novo boletim, já são 29 casos confirmados em todo o território nacional.
O levantamento aponta ainda que 217 casos seguem sob investigação, enquanto 249 foram descartados. O estado de São Paulo concentra a maioria das confirmações, com 25 ocorrências. Há também registros confirmados no Paraná (3 casos) e no Rio Grande do Sul (1 caso).
Em relação aos casos suspeitos, São Paulo novamente lidera, com 160 notificações em análise. O Rio Grande do Sul investiga quatro casos e Roraima, um. Estados como Rondônia, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Bahia, Ceará e Alagoas apuram um caso suspeito cada. Já Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo investigam três casos, enquanto Goiás tem dois sob apuração.
Nos estados do Mato Grosso do Sul e Piauí, há quatro investigações em andamento em cada um. Depois de São Paulo, Pernambuco é o estado com o maior número de casos suspeitos: 31, embora nenhum tenha sido confirmado até o momento.
O boletim também apresenta dados sobre os óbitos relacionados à intoxicação por metanol. São Paulo contabiliza cinco mortes confirmadas, enquanto outras 12 ainda estão sendo investigadas — sendo seis em São Paulo, três em Pernambuco, uma no Mato Grosso do Sul, uma em Minas Gerais e uma no Ceará.
As autoridades seguem atuando em conjunto para combater a adulteração de bebidas. Até o momento, a principal hipótese da polícia é de que os casos estejam relacionados à comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas ilegalmente.
Deixe um comentário