Yakult Caseiro: Aprenda a fazer 1 litro e economize bastante

O Yakult caseiro é uma forma deliciosa e saudável de incluir probióticos na sua alimentação, garantindo os benefícios para a saúde intestinal de maneira simples e econômica. Além de ser uma excelente fonte de lactobacilos vivos, essa versão feita em casa permite personalizar o sabor, com a opção de adicionar uma calda de açúcar mascavo, que dá um toque especial.

Com um processo de preparo fácil, você poderá saborear um Yakult fresquinho e cheio de benefícios, direto da sua própria cozinha. Vamos aprender a fazer o seu?

INGREDIENTES

  • 1 litro de leite desnatado

  • 2 potes de Yakult (80ml cada)

  • 4 colheres de sopa de água

  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo

MODO DE PREPARO

Esterilização dos potes:
Antes de começar, é importante esterilizar os potes onde o Yakult será armazenado. Coloque os potes de vidro e as tampas em uma panela com bastante água e adicione 1/2 colher de chá de água sanitária. Leve ao fogo e deixe ferver. Após a fervura, retire os potes com cuidado, sem tocá-los diretamente, e deixe-os secar de cabeça para baixo.

Preparando o Yakult:
Aqueça o leite desnatado em uma panela até começar a soltar fumaça. Retire do fogo e deixe esfriar até atingir cerca de 40°C. Se não tiver termômetro, faça o teste colocando o dedo limpo no leite; se conseguir segurar por 10 segundos sem queimar, a temperatura está ideal. Em seguida, adicione os dois potes de Yakult e misture bem.

Fermentação:
Distribua a mistura nos potes esterilizados, feche-os bem e envolva-os em um pano. Deixe fermentar à temperatura ambiente por aproximadamente 12 horas. Caso o clima esteja muito quente, 8 horas podem ser suficientes.

Preparando a calda:
Em uma panela, misture 4 colheres de sopa de água e 2 colheres de sopa de açúcar mascavo. Cozinhe em fogo baixo até começar a ferver. Deixe ferver por cerca de 2 minutos e desligue. Aguarde esfriar completamente antes de adicionar a calda ao Yakult já fermentado. Misture delicadamente e leve à geladeira até ficar bem gelado.

Dica Extra:

Para garantir que os lactobacilos do Yakult caseiro permaneçam vivos e ativos, não ultrapasse os 40°C ao adicionar o Yakult ao leite. Se o leite estiver muito quente, pode matar os probióticos! Além disso, evite mexer muito durante a fermentação – deixe o processo acontecer naturalmente.

Agora, é só saborear seu Yakult caseiro, saudável e delicioso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *