9 Sinais de Problemas Renais que Não Devem ser Ignorados
A pele ressecada e com coceira, a fadiga, a falta de energia e a dificuldade de concentração são os primeiros indícios de problemas renais. Neste Dia Mundial do Rim, celebrado em 14 de março, é vital aumentar a conscientização sobre as doenças renais, que representam a sexta causa de morte que mais cresce, com 2,4 milhões de óbitos por ano.
Muitas vezes, as pessoas não percebem que estão enfrentando problemas renais até que atinjam um estágio avançado da doença. Os rins podem não funcionar adequadamente quando há uma quantidade excessiva de proteína na urina. Embora haja vários sinais e sintomas físicos que podem indicar uma doença renal, com frequência as pessoas atribuem esses sintomas a outras condições.
Se você tem mais de 60 anos, histórico familiar de doenças renais, pressão alta ou diabetes, é importante fazer exames para avaliar a saúde dos seus rins. Sem mais demora, confira a seguir, no Saúde em Família, os sinais de doença renal que nunca devem ser ignorados.
Sinais de doença renal:
Fadiga, falta de energia e dificuldade de concentração:
Quando os rins não funcionam de maneira adequada, esses sintomas podem surgir. A fraqueza e a anemia também são indicativos de problemas renais.
Pele seca e com coceira:
Os rins desempenham um papel fundamental na remoção de resíduos e do excesso de fluidos do organismo. Eles também contribuem para a produção de glóbulos vermelhos e a saúde dos ossos, garantindo um equilíbrio adequado de minerais no sangue. Quando os rins não estão funcionando corretamente, a pele tende a ficar ressecada e sujeita a coceiras.
Micção frequente:
Aumento na frequência urinária é um sintoma revelador de problemas renais. Pessoas com complicações renais costumam sentir a necessidade de urinar com mais frequência, especialmente durante a noite. No entanto, a micção frequente também pode ser indicativa de infecção do trato urinário ou aumento da próstata em homens.
Dificuldade para dormir:
Quando os rins não conseguem filtrar adequadamente as toxinas, estas permanecem na corrente sanguínea, o que pode afetar a qualidade do sono. A doença renal crônica é comum em indivíduos com sobrepeso.
Presença de sangue na urina:
Enquanto filtram resíduos do sangue para produzir urina, os rins saudáveis mantêm as células sanguíneas no corpo. No entanto, quando os filtros renais estão comprometidos, essas células podem vazar para a urina. A presença de sangue na urina é um sinal de doença renal, infecção ou formação de pedras nos rins.
Inchaço nos pés e tornozelos:
Rins que não funcionam corretamente podem resultar na retenção de sódio, levando ao inchaço nas extremidades, especialmente nos pés e nas mãos. O inchaço nas extremidades inferiores do corpo também pode ser um sintoma de problemas cardíacos e hepáticos.
Urina com aparência espumosa:
Se a urina apresentar excesso de bolhas ou demorar a se dissipar, isso pode ser um sinal de doença renal. A presença de proteína na urina pode causar a formação de espuma.
Perda de apetite:
O acúmulo de toxinas no corpo pode reduzir o apetite. Um exame de sangue para avaliar a função renal é recomendado nesse caso.
Inchaço nos olhos:
Olhos inchados podem indicar que os rins estão excretando grandes quantidades de proteína na urina, em vez de mantê-la no corpo.
Lembre-se de que este conteúdo, incluindo a orientação, oferece informações gerais e não substitui a consulta a um profissional de saúde qualificado. Sempre consulte um médico ou especialista para obter informações mais detalhadas.
Deixe um comentário